Projeto que proíbe uso de "canudinhos" de plástico no comércio será votado nesta terça na Ilha



Postado em: 17/09/2018


A Câmara de Ilhabela deve votar nesta terça-feira (18/9) o projeto de lei 057/2018, que proíbe a utilização de "canudinhos" de plástico no comércio da cidade. Pela proposta de autoria do vereador Luizinho Paladino, apenas os biodegradáveis estão autorizados. O tema foi debatido em audiência pública na cidade. 

Conforme a justificativa, o plástico é considerado o principal depredador dos oceanos, causando enorme dano ao meio ambiente. Os canudos, presentes em abundância nas praias, também são fontes de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico e que já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.

De acordo com projeções divulgadas no Fórum Econômico Mundial de Davos, encontro anual que reúne líderes da economia mundial, até os anos de 2050 haverá mais plástico nos oceanos que animais marinhos, sendo o 'canudinho' um dos maiores responsáveis pela estatística.

Outros quatro projetos de lei estão na pauta da ordem do dia da sessão desta terça-feira, entre eles, o que institui política de proteção dos direitos da pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Confira abaixo os projetos a serem votados: 

PROJETO DE LEI Nº 117/2017

de autoria desta Vereadora-Presidente, que “INSTITUI A POLÍTICA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE ILHABELA”

PROJETO DE LEI Nº 042/2018

de autoria do Vereador Gabriel Augusto de Oliveira Souza Rocha, que “DISPÕE SOBRE O ALINHAMENTO E A RETIRADA DE FIOS EM DESUSO E DESORDENADOS EXISTENTES EM POSTES DE ENERGIA ELÉTRICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PROJETO DE LEI Nº 048/2018

de autoria do Vereador Gabriel Augusto de Oliveira Souza Rocha, que “DISPÕE SOBRE A RETIRADA DE VEÍCULOS DETERIORADOS E SEM CONDIÇÕES DE CIRCULAÇÃO, DE QUALQUER NATUREZA, CARCAÇAS DE BARCOS, CHASSIS, CAÇAMBAS E ASSEMELHADOS NOS LOGRADOUROS PÚBLICOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

PROJETO DE LEI Nº 052/2018

de autoria do Vereador Cleison Ataulo Gomes, que“DISPÕE SOBRE A INSTALAÇÃO DE CÂMERA DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS E CRECHES MUNICIPAIS.”

PROJETO DE LEI Nº 057/2018

de autoria do Vereador Luiz Paladino de Araújo, que “PROIBE A UTILIZAÇÃO DE CANUDOS DE PLÁSTICO, EXCETO OS BIODEGRADÁVEIS, NOS ESTABELECIMENTOS QUE MENCIONA.”

 



Últimas Notícias