Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias: Acaju e Supereco promovem 18º mutirão no Juqueriquerê e orla do Porto Novo



Postado em: 11/09/2018


Para celebrar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (World Cleanup Day), a Acaju – Associação Caiçara Juqueriquerê e o Instituto Supereco, com sua equipe e voluntários do projeto "Tecendo as Águas", patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, realizam neste sábado (15/09), a 18ª edição do mutirão de limpeza entre a foz do Rio Juqueriquerê e a região central. A ação visa recolher os resíduos sólidos das praias e manguezais de uma das mais importantes bacias hidrográficas de abastecimento público do Litoral Norte, a Bacia do Rio Juqueriquerê.

Com isso, chamar a atenção da comunidade e turistas para a sua responsabilidade na proteção dos oceanos e regiões costeiras e a prática do consumo mais consciente. Para participar, basta comparecer às 8h no Quiosque do Alemão (nº 52), na Avenida da Praia, na altura do bairro Porto Novo. Os voluntários receberão instruções de segurança e informações da importância do mutirão, incluindo os impactos que os resíduos causam sobre as águas do Rio Juqueriquerê e a vida em geral. Especialmente a morte dos animais marinhos, a poluição dos berçários do mar e os riscos à saúde da população.

Organizado há quase duas décadas pelo morador Pedro Paes, pescador bastante conhecido da região do Juqueriquerê, no Porto Novo, o mutirão que no ano passado reuniu 150 voluntários, complementa a ação desenvolvida pela Prefeitura Caraguatatuba, que coordena outros mutirões nas regiões central e norte, além de apoiar também a Acaju. "Esperamos que muitos voluntários venham nos ajudar, e mais do que isso, que as pessoas percebam os impactos que o lixo causa na natureza. A praia aparentemente é limpa, mas a água é poluída por resíduos que são trazidos na descida do rio. O que mais encontramos na boca da barra são garrafas pet, sacos plásticos, latas de alumínio e resíduos de embalagens. Se todos nos unirmos, com boa vontade, será um grande dia", finalizou Paes.

Da foz à região central do Rio Juqueriquerê, sete praias, entre elas Porto Novo, Flecheiras, Romance, Palmeiras, Pan Brasil, Indaiá e Centro serão atendidas pelo 18º mutirão de limpeza e com a ajuda de outros parceiros como E.E. Avelino Ferreira, Marina Porto do Rio, Maria Caçula, Líder Águas, Associação Acalento, comércios locais e comunitários.

Atenção:

A Prefeitura de Caraguatatuba, que apoiará todos os mutirões do município, está realizando um cadastramento de entidades/pessoas envolvidas nas ações, para a estimativa de materiais a serem enviados para o auxílio nas coletas de resíduos. Todo voluntário pode acessar o link e efetuar o cadastro: Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Caraguatatuba.

Serviço

Mutirão de Limpeza ACAJU e Supereco

Data: 15/09 (sábado)

Concentração: Quiosque do Alemão – nº 52 – Porto Novo

Horário: 8h



Últimas Notícias