Radar Litoral

Entrega do Hospital Regional será em março de 2019; Governador fala sobre paralisação da obra do Contorno e travessia de balsa



Postado em: 27/08/2018


O governador do Estado de São Paulo, Márcio França (PSB), fez visitas técnicas a duas obras no Litoral Norte, na tarde desta segunda-feira (27/8). Ele esteve primeiro na obra do Hospital Regional, em Caraguatatuba, onde foi acompanhado pelos prefeitos Aguilar Junior (Caraguá) e Márcio Tenório (Ilhabela) e pelo vice-prefeito de São Sebastião, Amilton Pacheco. O Radar Litoral acompanhou a visita e questionou o governador sobre a atual situação da obra do Contorno e os problemas da travessia de balsa São Sebastião-Ilhabela.

A visita ao Hospital Regional também foi acompanhada pelo secretário estadual de Saúde, Marco Antonio Zago, além de vereadores da região e secretários municipais. Em recente entrevista ao Jornal da Morada, o governador havia confirmado a entrega do Hospital Regional de Caraguatatuba para novembro deste ano, contudo, nesta visita a Caraguatatuba, a data foi prorrogada para março de 2019.

Dos R$ 188 milhões previstos, já foram repassados R$ 114 milhões. O hospital terá 220 leitos e 40 vagas de UTI. Na visita, o governador percorreu três dos quatro pavimentos do prédio. Em seguida, conversou com jornalistas. 

Ele ressaltou que o Estado de São Paulo tem o maior complexo hospitalar do Brasil, com cerca de 30 mil leitos. "É uma grande responsabilidade gerenciar tudo isso. É preciso reforçar hospitais, as santas casas e abrir os AMEs aos finais de semana. São serviços de excelência, eliminando as filas de espera".

Problemas da travessia de balsa

A reportagem do Radar Litoral questionou o governador Márcio França sobre os problemas constantes na travessia de balsa São Sebastião-Ilhabela, que nas última semanas chegaram a operar em alguns momentos com apenas duas embarcações, e sobre a discussão iniciada em Ilhabela de uma possível aquisição de embarcações pelo município. "Eu sou super favorável as prefeituras terem seu próprio serviço. Isso facilitaria e ao mesmo tempo cria uma situação de concorrência. Tudo que não tem concorrência é ruim. Se o poder público resolve fazer algum serviço tem que ser competitivo, tem que ser bom. A gente sabe que a balsa não é uma coisa lucrativa no dia a dia, no fim de semana é lucrativa. Tem um subsídio para poder funcionar. Mas eu sou favorável que as prefeituras pudessem fazer e se quiserem ajuda a gente ajuda a adquirir. Com relação as balsas novas, completamos uma licitação que foi impugnada já no governo passado. Me garantiu o secretário que tem duas balsas prontas de novo e em alguns dias elas voltam e vamos normalizar. Eu insisto é bom ter concorrência, seja ela pública ou privada". concluiu.

Obra paralisada do Contorno

Em relação às obras da Nova Tamoios/Contornos, o Radar Litoral tem recebido queixas de trabalhadores sobre a paralisação nos trechos de Caraguá-São Sebastião e Caraguá-Ubatuba. A reportagem questionou o governador sobre a atual situação da obra. "Nós não temos problemas de situação financeira, o Estado de São Paulo é equilibrado, tem suas contas em dia. O problema é o seguinte, o Brasil entrou numa crise nacional gigante. Muitas empresas grandes que estavam no exercício da funcão em vários trechos de São Paulo e no Brasil tiveram problemas jurídicos e as vezes elas 'engasgam no trecho da obra. De nossa parte, quanto elas fizerem quanto nós vamos pagar, não temos problemas de fluxo financeiro", informou o governador. 

Márcio França assumiu o Governo de São Paulo em 6 de abril, em substituição a Geraldo Alckmin (PSDB), que renunciou para ser candidato a presidente. Além de vice-governador, era secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi deputado federal por dois mandatos e prefeito de São Vicente. Ele é candidato à reeleição.



Últimas Notícias