Talita Fernanda/PMC

Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realiza treinamento contra insônia



Postado em: 19/08/2018


Mais de 40 pessoas participaram na quinta-feira (17), do treinamento contra insônia, ministrado pelo psiquiatra, Sérgio Tonetto, no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) de Caraguatatuba, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde. O foco dos encontros, com esta e outras temáticas, é a busca pela efetiva independência de remédios.

 Os treinamentos são realizados por meio de palestras com acesso livre a toda população. No próximo encontro, o médico falará sobre as "Estratégias Mentais para se ter alegria e disposição", no dia (30), às 15h40, também no Caps de Caraguatatuba.

 "Por meio de programação neurolinguística, psicoterapia e até regressão, procuro ensinar aos participantes que sentimentos de culpa, raiva e cobranças devem ser compreendidos para serem deixados de lados. Uma hora ou até duas horas antes de dormir, o celular deve ser deixado de lado e coisas do trabalho devem ficar no trabalho", explica Sérgio Tonetto entre outras dicas.

 Para o médico, os principais quesitos a serem seguidos são voltados ao "compartilhar", "aprender" e "esvaziar-se". Em busca destes princípios, o palestrante falou sobre a importância de compartilhar o que se aprende; praticar o que se ensina; mudar o jeito de ser, caso não esteja alcançando os resultados esperados e aprender a chorar, quando se está triste.

 Além disso, é importante que os problemas do dia a dia ou familiares não sejam levados para dentro do quarto; considere o próprio quarto como um lugar sagrado, de onde brigas e discussões devem ficar fora.

Quanto ao celular, o psiquiatra afirma que o aparelho não deve ser levado para o quarto. "Caso haja alguma necessidade de usar o aparelho como despertador, por exemplo, este deve ser deixado com a luz amarela. Evite sempre à noite a luz branca azulada, pois esta, além de atrapalhar o sono, causa cegueira aos poucos", destacou Tonetto.

Outra dica importante, segundo o palestrante, é resolver tudo o que se precisa resolver e amenizar todas as preocupações do dia fora do quarto, evitando-se, desta forma, entrar com raiva ou ansiedade no ambiente onde se dorme.



Últimas Notícias