Curso de programação de informática nas escolas de Ilhabela tem repercussão nacional



Postado em: 17/03/2014


Ilhabela - 17/03/2014 - Os alunos da rede municipal de ensino de Ilhabela têm inúmeras atividades diferenciadas na grade curricular e no contraturno escolar. Umas delas é o projeto “Informática na Escola”, que há cerca de cinco anos faz parte do dia a dia dos alunos. A inclusão digital é fator primordial para as crianças do arquipélago, que aprendem um pouco mais de informática, e foi tema de reportagem da revista Info, uma das mais conceituadas do segmento. Em 2014, todas as unidades de ensino em tempo integral contam com aulas de informática obrigatórias, dentro da grade curricular. “No mundo de hoje a informática está presente diariamente na vida das pessoas e temos procurado proporcionar este acesso desde a infância”, ressalta o prefeito Toninho Colucci. 

Além disso, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, decidiu ir além, e entre setembro e dezembro do ano passado incluiu o projeto “Codeclub no Ensino de Ilhabela”, que tem o objetivo de ensinar programação de informática aos alunos. O curso abrangeu cerca de 80 crianças dos ensinos fundamentais 1 e 2 (9 a 13 anos). Foram selecionados os alunos que tinham mais habilidade com a tecnologia. Ao todo, 13 escolas municipais participaram. “Toda a qualquer ferramenta que é utilizada para o aprendizado no mundo virtual é válida. Temos o projeto ‘Informática na Escola’, que faz grande sucesso entre os alunos. Agora o programa ‘Codeclub’, destinado a alunos com habilidades virtuais avançadas. Nossa função é inserir um pouco do futuro na vida desses alunos e prepará-los profissionalmente”, disse a secretária municipal de Educação, professora Lídia Sarmento.

Como funciona

Há alguns anos, importantes nomes da tecnologia como o fundador da Microsoft, Bill Gates, e do Facebook, Mark Zuckerberg, lançaram a campanha “Code.org” – para estimular o ensino de programação nas escolas. Outros importantes nomes do segmento no mundo também deram opiniões favoráveis a campanha. Entre as novidades do ensino de programação, crianças do ensino primário a partir dos 5 anos, podem criar e testar programas de computador criados por elas mesmas. Já no ensino secundário, esses alunos têm aulas sobre sistemas de computação e poderão aprender linguagens de programação variadas.

No Brasil, criou-se então o grupo “Codeclub Brasil”. O projeto tem o objetivo de fazer com que cada criança tenha a oportunidade de aprender a programar. Para isso, os colaboradores fornecem o material de ensino e uma estrutura de voluntariado que apoia a realização de atividades extracurriculares ligadas à programação de computadores. O arquipélago de Ilhabela se interessou pelo trabalho. “O projeto é importante e mostra a esse alunos que programar não é um bicho de sete cabeças. As aulas consistem na criação e na conscientização da programação”, conclui o idealizador do “Codeclub no Ensino de Ilhabela” e gerente de tecnologia da Secretaria de Educação, Francisco Moura.



Últimas Notícias