Divulgação

Igreja Nossa Senhora da Visitação realiza até domingo festa de São Pedro Pescador no Massaguaçu



Postado em: 09/08/2018


A Igreja Nossa Senhora da Visitação realiza, até domingo (12), na Praça José Marques de Mello, no Massaguaçu, região norte de Caraguatatuba, a Festa de São Pedro Pescador. Neste ano, a homenagem é a Pedro Estevam, antigo morador do bairro e um dos festeiros da festa tradicional.

Durante todos os dias estão previstas a festa social, shows musicais e de prêmios.  Gastronomia típica e artesanato local também estão presentes. Também haverá a tradicional benção das fogueiras sendo que cada uma será acesa em um dia da festa.

A abertura será nesta quinta-feira (9), a partir das 19h30, com missa e procissão. Na sexta (10), após a missa, a procissão leva a bandeira de São Pedro ao local da festa.

No sábado (11), a Festa de São Pedro começa mais cedo, a partir das 14h, com apresentações de danças caiçaras. Às 20h, uma carreata com a imagem de São Pedro sai do sitio da família de Pedro Estevam, passando pela Capela Santa Cruz da Cocanha onde haverá a bênção dos carros. Já na Massaguaçu, será abençoada a terceira fogueira e terá apresentação da quadrilha.

No domingo, às 11h, tem a Missa Campal na praça. À noite, haverá a apresentação da Orquestra de Viola Estrela de Ouro.

A Festa é realizada pela Igreja Nossa Senhora da Visitação, com apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

Homenageado

 A festa tradicional de São Pedro tem suas raízes nas crendices populares estimuladas pela religião católica, predominante no país. José Estevam de Matos trabalhava no cultivo de café e banana e em companhia de outros moradores começou a prestar homenagens ao Santo Padroeiro por eles escolhido, e na forma das comemorações católicas repassadas por outras pessoas, mantiveram a fogueira como centro da festa.

Para homenagear ainda mais seu santo de proteção, deu seu nome a um de seus filhos: Pedro Estevam de Matos, que ajudava os pais e aos 14 anos de idade aprendeu a arte da pesca.

A família foi expulsa da Fazenda Mococa e se mudou para a Praia da Cocanha. Lá ficaram apenas por dois meses e, de novo, se mudaram agora para o sertão em um sítio que acabou denominado “Sítio do Zé Estevam”.

As festas em honra ao padroeiro continuaram por longo período. Após o falecimento do patriarca, o comando da família foi herdado por Pedro Estevam, nascido no dia 5 de agosto de 1916. Com 29 anos se casou com Margarida Adolfo de Paula e tiveram nove filhos: José, Izolina, Edles, Maria, Luiz, Tereza, Antonio (Toninho) Caroba, Izabel e Juscelina.

Pedro Estevam teve importante função quando foi Inspetor de Quarteirão no bairro Massaguaçu e era muito conhecido por todos os moradores do local. Faleceu com 89 anos de idade e sua esposa com 69 anos. Deixaram seu legado para a família que continuou com o filho “Toninho Caroba”, que até os dias de hoje mantém a tradicional festa que já acontece há aproximadamente 100 anos.

Como o espaço no sítio Pedro Estevam ficou pequeno para o tamanho da festa, passaram a realizá-la no bairro Massaguaçu, em vários locais e até hoje a festa sobrevive graças a Toninho Caroba, sua família, amigos e apoiadores.

Este ano, a Paróquia Nossa Senhora da Visitação, por meio de seu pároco Vladimir Ferreira Coelho, abraçou a festa e a imagem oficial de São Pedro Pescador repousa no altar da Matriz do bairro Massaguaçu.

Programação Festa de São Pedro

Dia 09

19h30 – Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Visitação do Massaguaçu e Procissão com a imagem de São Pedro até a praça.

Acompanhamento Banda Municipal Carlos Gomes

20h15 – Bênção da Primeira fogueira.

20h30 – Festa/shows de prêmios

21h – Show Grupo Acaso

 

Dia 10

19h30 – Missa e procissão da bandeira de São Pedro e levantamento do mastro na Praça

Acompanhamento Banda Municipal Carlos Gomes

20h15- Bênção da segunda fogueira

20h30 – Festa/shows de prêmios

21h – Show Zirinho e Banda

 

Dia 11

14h – Início da festa

20h – Carreata com a imagem de São Pedro saindo do sítio do Pedro Estevam passando pela Capela Santa Cruz da Cocanha onde haverá a Bênção dos carros.

Bênção da terceira fogueira

Apresentação de Quadrilha

20h30 – Festa/shows de prêmios

20h30 – Apresentações de dança

21h – Show Especial Sertanejo

 

Dia 12

11h – Missa Campal no local da festa.

20h30: Bênção da última fogueira e show pirotécnico a São Pedro

21h – Festa/shows de prêmios

21h30 – Show Orquestra de Viola Estrela de Ouro



Últimas Notícias