Radar Litoral

Denúncia: prédio público cedido há 2 anos à entidade para atendimento de idosos na Costa Norte encontra-se fechado



Postado em: 06/08/2018


O imóvel público localizado na esquina da Avenida Machado de Assis com a Rodovia Manoel Hyppolito do Rego - e que já abrigou a Subprefeitura da Costa Norte – foi cedido há cerca de 2 anos à entidade “Casa do Amor ao Próximo”, com sede em Guarulhos (SP), para ser um centro de idoso. Contudo, conforme denúncia ao Radar Litoral, o local não oferece o atendimento proposto e encontra-se fechado. A reportagem esteve por várias vezes no local e os portões estão trancados com corrente e cadeado. Além disso, a denúncia é que pessoas estariam “morando” no prédio público.

Em maio de 2017, o prefeito Felipe Augusto (PSDB) assinou um termo de aditamento da cessão de uso do imóvel à entidade, que já havia sido autorizada no ano anterior pelo então prefeito Ernane Primazzi. O Radar Litoral acompanhou, na ocasião, a cerimônia realizada no local com a presença dos prefeitos, secretários e vereadores.

A equipe de reportagem voltou ao local nesta semana. Os portões estavam com correntes e cadeados e boa parte dos alambrados tomada por ferrugem. No local havia material de construção e algumas plantas numa espécie de “viveiro”. O Radar Litoral também recebeu denúncia que, aos finais de semana, “festas” são realizadas no espaço.

Entretanto, a finalidade de atender idosos não estaria sendo cumprida. Na solenidade realizada em maio de 2017, o Radar Litoral entrevistou o diretor da "Casa Amor ao Próximo", Wagner Reis, que salientou que a entidade tem 30 anos e foi fundada em Guarulhos, onde atende 670 crianças em creches e 200 idosos em projeto semelhante ao que seria desenvolvido em São Sebastião. Ele disse ainda, na ocasião, que a "Casa Dia do Idoso" na Costa Norte ofereceria atividades como artesanato, contação de histórias, leitura, fisioterapia e atendimento médico junto ao posto de saúde. Neste local os idosos poderiam passar o dia. 

Este imóvel construído entre 2001 e 2004 na margem da SP-55 foi originalmente projetado para ser um "Centro de Informações Turísticas"- mas também nunca chegou a funcionar com esta finalidade. Posteriormente foi sede da subprefeitura/regional e de um terminal de ônibus. Bem ao lado do prédio estão um posto de saúde e a atual unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Outro lado

A reportagem tenta há pelo menos três semanas contato com representantes da entidade. Um e-mail foi enviado para o endereço que consta no site oficial da instituição. O Radar Litoral ligou na sede, em Guarulhos, onde a secretaria anotou o telefone da reportagem e informou que dariam retorno, o que não ocorreu até o fechamento desta matéria. 

A Prefeitura de São Sebastião informa que diante da denúncia irá averiguar a situação e tomar as medidas necessárias. 

Imagem da área interna do prédio público cedido para ser centro de atendimento a idosos



Últimas Notícias