Cláudio Gomes/PMC

No lançamento da 13ª edição, Prefeitura comemora crescimento do Caraguá Agosto



Postado em: 31/07/2018


No lançamento da 13ª edição do Caraguá Agosto, Prefeitura comemora crescimento do Festival Gastronômico e adesão recorde de estabelecimento. A solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (30), na sede da Secretaria de Turismo e reuniu autoridades, representantes de entidades e comerciantes em geral.

O prefeito Aguilar Júnior destacou o crescimento do evento e lembrou que o Festival começou em 2006, quando seu pai, José Pereira de Aguilar era prefeito da cidade. ”Em parceria com o comércio, trabalhamos para diminuir a sazonalidade e gerar mais emprego e renda para o comércio”. O prefeito citou eventos realizados recentemente com sucesso, como os festivais da Tainha e do Camarão. “Caraguatatuba está se tornando a cidade da gastronomia”, afirmou.

O secretário de Turismo, Cristian Bota, destacou a importância do Caraguá Agosto para combater a sazonalidade e valorizar o comércio local. “Os números mostram a importância do evento, que tinha 17 participantes em sua primeira edição e hoje conta com 44”.

O presidente da Câmara Municipal, Tato Aguilar, disse que o sucesso do evento é fruto da parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada.

Já a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Sandra Abril, disse esperar que agosto seja um mês de muitos turistas na cidade.

Após os pronunciamentos, foram apresentados o Plano de Mídia do Caraguá Agosto e os pratos participantes nas diversas categorias.

Caraguá Agosto

Este ano, o festival acontece entre os dias 1º de agosto e 2 de setembro com novas categorias: Lanches Artesanais (sanduíches ou outros tipos de lanches artesanais), Sobremesas (doces, tortas e sorvetes) e Culinária Internacional (pratos internacionais); além de seguir com as tradicionais Carnes & Aves, Frutos do Mar, Comida de Boteco (petiscos e porções), Sabor de Praia (petiscos ou porções de frutos do mar) e Pizzas. É possível encontrar pratos principais a partir de R$ 22.

Os consumidores elegem os melhores estabelecimentos em criatividade, apresentação, sabor do prato, serviço da casa e atendimento do garçom. Haverá cédulas de votação para os clientes, que atribuirão notas de 5 a 10 para cada quesito avaliado.

Além de escolher os melhores em cada categoria, o público participa de sorteio de brindes. Os garçons melhores avaliados pelos fregueses também serão premiados. Um material especial com a divulgação de todas as casas, pratos, receitas e valores está em produção será distribuído nos estabelecimentos para servir como um Guia Gastronômico para os clientes.

Em 2017, o festival contou com 30 restaurantes e a participação de mais de 8 mil consumidores de 147 cidades, o que provocou um aumento de quase 50% no faturamento dos estabelecimentos.



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