Luís Gava/PMC

Semana Mundial de Aleitamento Materno é celebrado com o Mamaço e diversas palestras em Caraguá



Postado em: 31/07/2018


A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), realizada entre os dias 1º e 7 de agosto, será celebrada pela Prefeitura de Caraguatatuba com a Hora do Mamaço, marcada para o dia 4 de agosto (sábado), no Serramar Shopping, a partir das 14h. O evento promove o encontro de mães e apoiadores do aleitamento materno.

Com o tema “Amamentação é a base da vida”, a SMAM deste ano visa promover ações conjuntas em prol da amamentação, no sentido de fortalecer as políticas e programas de aleitamento materno e alimentação infantil. 

No dia 7 de agosto, das 8h às 17h, será realizado o 1º Fórum de Aleitamento Materno, no Teatro Municipal Mário Covas, com as seguintes palestras:

- 9h: “Benefícios do aleitamento materno”, com a pediatra e integrante do Comitê Municipal de Investigação de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal de Ubatuba, Dra. Márcia de Carvalho Pinto;

- 10h30: “Leite materno padrão ouro na nutrição do lactante”, com a pediatra e cofundadora do CIAMA (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno) e Banco de Leite Humano de São Sebastião, Dra. Flávia Martinelli Ramos;

- 11h30: “Apresentação do Banco de Alimentos e importância da introdução da alimentação saudável para menores de 2 anos”, com a nutricionista da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de Caraguatatuba, Fernanda Cardoso;

- 13h30: “O desmame precoce e o desenvolvimento infantil no contexto da sociedade e das relações familiares”, com o pediatra, especialista em pediatria social e comunitária pelo Centro Internacional da Infância de Paris (França) e autor de 19 livros sobre desenvolvimento infantil, Dr. José Martins Filho;

- 15h: “Importância do leite materno para prematuros”, com a pediatra neotalogista da Casa de Saúde Stella Maris e especialista em pediatria e UTI Pediátrica, plantonista da UTI Neonatal de Caraguatatuba, Dra. Yara Ota.

Semana

A Semana Municipal de Aleitamento Materno é realizada até 7 de agosto em 150 países, com o objetivo de dar visibilidade a amamentação, incentivando todos os grupos do mundo a trabalhar o tema na prática e a colocá-lo na mídia para ampla divulgação.

Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami), Ana Cláudia Tripac, as ações para promover melhorias à saúde dos bebês e das mães vão além da SMAM.

“O Ceami oferece diversas atividades fixas como a shantala, que é uma massagem para bebês, o banho de ofurô, que é o feito num balde especial, cursos para gestantes, nutricionista, tudo gratuito para a população”, afirmou.

E lembra ainda que desde abril, Caraguatatuba conta com seu próprio Banco de Leite Humano (BLH), com capacidade de armazenar 60 litros de leite por mês, que é fornecido aos bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris, às mães com dificuldade no aleitamento e bebês recém-nascidos da Casa de Acolhimento.

 

Serviço:

 

Banco de Leite Humano de Caraguatatuba

Avenida Maranhão, n. 451 – 1º andar

Jardim Primavera

Edifício Dr. Luiz Roberto Barradas Barata

 

Serramar Shopping

Avenida José Herculano, 1086

Pontal de Santa Marina

 

Teatro Mário Covas

Avenida Goiás, 187

Indaiá



Últimas Notícias