Curso do Corpo de Bombeiros prepara equipes de combate a incêndios florestais em Ilhabela



Postado em: 29/07/2018


A sede do Corpo de Bombeiros de Ilhabela, localizada no bairro da Barra Velha, está sendo palco para a realização da capacitação “Corta Fogo”. O curso é ministrado para colaboradores do Parque Estadual de Ilhabela, mas funcionários das Secretarias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, além da Defesa Civil, também participarão do curso.

A capacitação faz parte do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação, do Governo do Estado, tem como objetivo caracterizar a situação e infraestrutura da UC (Unidade de Conservação); elaborar o mapeamento de áreas prioritárias e críticas de ocorrências de incêndios; sistematizar as ações preventivas e definir os procedimentos, rotinas e estratégias para o combate ao fogo, e é ministrado pelo tenente Smidi, do Corpo de Bombeiros.

Em breve, a Prefeitura trabalhará com palestras em escolas próximas aos principais focos de incêndios na cidade – como o Cantagalo, Pacoíba, Siriúba, Engenho D’Água I e II, Itaguassú, Mirante do Baepi e Alto da Barra –, em uma ação de educação preventiva, e também com a distribuição de cartilhas e outros meios de divulgação.

Parque Estadual de Ilhabela

De acordo com o Governo Estadual, o Parque Estadual de Ilhabela é melhor definido como um parque-arquipélago, com uma área de 27 mil hectares. Fundado em 1977 no município de mesmo nome, no Litoral Norte paulista, o Parque é composto por um total de 12 ilhas, sendo a principal a Ilha de São Sebastião, três ilhotes, três lajes e um parcel.

Ele abriga ecossistemas como a Mata Atlântica, a restinga e os manguezais, e ainda possui um ecossistema rico com centenas de espécies de mamíferos, répteis e aves, muitas delas em extinção, como o rato cururuá. 



Últimas Notícias