Em defesa de pescadores artesanais, prefeito de Ilhabela apresenta reivindicações em Brasília



Postado em: 27/07/2018


O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, esteve esta semana no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para reforçar a luta pela preservação da pesca artesanal. "Estivemos, novamente, com as autoridades nacionais da pesca, em Brasília, para reiterar o posicionamento de nossa gestão em preservar a nossa pesca artesanal", destacou o prefeito.

Ele ressaltou ações coordenadas em defesa da comunidade pesqueira, como reuniões inéditas realizadas com representantes de pescadores, autoridades da Marinha e até com o governador de Estado, Márcio França, em recente visita a Ilhabela. "Estamos defendendo a comunidade pesqueira, porque conhecemos a realidade dos pescadores artesanais de nosso arquipélago. Aliás, o apoio as comunidades tradicionais é um compromisso do plano de governo que estamos honrando", destacou Tenório.

Na reunião em Brasília, Tenório ressaltou novamente que a administração tem trabalhado para atender às diversas reivindicações dos tradicionais pescadores caiçaras e que há a necessidade de revisão das legislações vigentes quanto às restrições impostas pela pesca, uma vez que cada região possui sua peculiaridade e, por isso, justifica-se a aplicação de normas específicas à realidade de cada núcleo pesqueiros.

O prefeito lembrou às autoridades do setor, os recentes documentos provenientes de reuniões com pescadores e órgãos pertinentes, em que apontou as necessidades da  comunidade pesqueira ilhabelense. Nesta quarta-feira, em Brasília, o prefeito se reuniu com o diretor da Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca, José Amaury da Silva Maia.

Antes, há dois meses, o prefeito promoveu no arquipélago um encontro histórico envolvendo pecadores da região e autoridades da Confederação Nacional e Federação Estadual das Colônias de Pescadores.



Últimas Notícias