Antônio Carlos garante que Caraguá terá 100% de iluminação pública em três anos

Postado em: //

Caraguatatuba-17/12/2013 - O RADAR LITORAL estreia hoje a seção RADAR ENTREVISTA. E o primeiro entrevistado é o prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva, que faz um balanço deste primeiro ano de seu segundo mandato. Antônio Carlos cumpre seu quarto mandato como prefeito. Foi eleito pela primeira vez em 1996, reeleito em 2000. Em 2006 se elegeu deputado estadual, mas em 2008 concorreu ao cargo de prefeito e ganhou, se reelegendo em 2012.

 O RADAR LITORAL estreia hoje a seção RADAR ENTREVISTA. E o primeiro entrevistado é o prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva, que faz um balanço deste primeiro ano de seu segundo mandato. Antônio Carlos cumpre seu quarto mandato como prefeito. Foi eleito pela primeira vez em 1996, reeleito em 2000. Em 2006 se elegeu deputado estadual, mas em 2008 concorreu ao cargo de prefeito e ganhou, se reelegendo em 2012. Leia a entrevista com o prefeito com maior número de mandatos na região.

Foto: Gianni D´Angelo/PMC


RADAR LITORAL - Qual a avaliação deste primeiro ano do segundo mandato? O que considera como a principal conquista.
Antônio Carlos da Silva: Tivemos muitos avanços na área da Educação, da Saúde e nas políticas de Inclusão. Inauguramos o CIDE Centro (Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional), no bairro Tinga, as novas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) nos bairros Perequê-Mirim e Casa Branca/Olaria e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Todos os empreendimentos são importantes para a população. O CIDE, por exemplo, tem contexto inédito de educação em tempo integral. Os alunos estão em contato diário com a informática, alimentação, cultura e esportes. Além desses investimentos tivemos a renovação da frota municipal, com aquisição de novos veículos e máquinas para fazer os trabalhos de manutenção em todo o município.
RL - Um assunto muito polêmico foi a intervenção na Santa Casa. Qual a avaliação que o sr. faz desse processo?
ACS: A intervenção da Casa de Saúde Stella Maris foi necessária para garantir à população o atendimento de cirurgias, partos e a retaguarda da UPA. Aliás, em Caraguá, vale ressaltar que enquanto a legislação federal determina que os municípios destinem 15% do orçamento na área da Saúde, em Caraguá investimos 31% em 2013. 
RL - Outro ponto recentemente muito comentado diz respeito à Contribuição de Iluminação Pública. Faça uma avaliação dessa situação.
ACS: A Contribuição de Iluminação Pública (CIP) não foi criada pela prefeitura de Caraguá. O Governo Federal determinou a transferência dos ativos de iluminação pública para os municípios, que devem se adequar. Portanto, a partir de 2014, a responsabilidade da manutenção é nossa. Mas esse valor que o contribuinte vai pagar será destinado à melhoria da iluminação de nosso município. E não faremos apenas a manutenção como também vamos remodelar o parque luminoso. Dentro de três anos teremos uma cidade 100% clara, eficiente e segura em todos os bairros.
RL - Qual a situação financeira da Prefeitura?
ACS: Todas as contas da prefeitura estão em dia com os fornecedores, empresas e prestadores de serviço. Temos muito respeito pelo orçamento público. E esse empenho levou nosso município a aparecer em destaque pela segunda vez consecutiva no ranking da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), que elaborou a classificação das cidades que empregam bem os recursos do orçamento público nas áreas de gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida. Somos, atualmente, a 4ªmelhor no Estado e a 7ª no país em gestão fiscal. Isso ao mesmo tempo em que é motivo de orgulho para toda nossa equipe, aumenta a responsabilidade em manter as contas equilibradas e os investimentos em políticas públicas que atendam toda a população. 
RL - E a Rua da Praia, quais as melhorias que estão sendo feitas?
 ACS: A Avenida da Praia, nosso principal cartão postal, recebeu iluminação em toda a orla que vai da Martim de Sá até o Porto Novo, na altura do futuro Centro de Eventos. Essas melhorias na Avenida da Praia terminam antes do Natal. As luminárias de vapor metálico consomem menos energia e têm cor branca, diferente da tradicional que tem cor amarela.
RL - Em relação às obras do Contorno, como a Prefeitura está tratando a questão das famílias que terão seus imóveis desapropriados? Qual sua opinião sobre esta obra?
ACS: Realizamos reuniões nos bairros para falar com os moradores e tranquilizar quem será diretamente afetado pela obra. A prefeitura estará junto com a comunidade. Ninguém será removido do local sem que tenha um lugar para morar. Estamos unidos para que a obra do Governo do Estado, que é muito importante, fique pronta dentro do prazo com o menor desconforto possível. A prefeitura se compromete em complementar aluguel social, fornecer a planta aprovada para nova construção, isenção de tributos, entre outros. Enviamos projeto de lei para o legislativo pedindo autorização para que possamos conceder esses benefícios. Mas temos que agradecer ao governador Geraldo Alckmin por iniciar essa obra que vai melhorar o fluxo viário da nossa região. Ainda precisamos de mais investimentos viários como a duplicação da Rodovia Rio Santos, no trecho de Caraguá a Ubatuba. 
RL - Como está a questão de uma ação regional para a destinação final do lixo?
ACS: Até o momento não temos uma solução para a destinação final dos resíduos. Fazemos o transporte de lixo até a usina de Tremembé e os custos aumentam durante a Alta Temporada. 
RL - Como o sr. avalia a sua relação com os demais prefeitos da região?
ACS: Temos uma boa relação, respeito o trabalho de todos os prefeitos e acredito que devemos sempre pensar na população que confia nos governantes. Tenho muito orgulho em ser cidadão sebastianense, ilhabelense e ubatubense. Moramos em uma região em que as cidades são irmãs e a união dos prefeitos é fundamental para que o Litoral Norte cresça com desenvolvimento.
RL - Qual avaliação o sr. faz da relação com a Câmara?
ACS: Temos uma boa relação com os vereadores. O parlamento tem nos auxiliado muito também com as questões das obras dos Contornos. O trabalho com a população tem bons resultados quando a prefeitura trabalha em parceria com o Legislativo.
RL - Estão previstas mais mudanças de secretariado?
ACS: Por enquanto não. À medida que desenvolvemos o trabalho, fazemos alguns ajustes. As mudanças na minha equipe ocorrem conforme a necessidade. Sempre escolho os secretários pela capacidade e experiência que podem oferecer ao município.
RL - Como o sr. pretende conduzir a escolha do candidato do seu grupo à sua sucessão? Ainda é cedo para isso? E quando seria o momento?
ACS: Ainda é cedo para pensar em apoio a um futuro candidato a prefeito. O saudoso Mario Covas (ex-governador de São Paulo) dizia que o bom político é aquele que pensa nas próximas gerações e não nas próximas eleições. Nós temos o compromisso de fazer de Caraguá a cidade ideal para morar, investir e visitar. 
RL -.Qual a mensagem de fim de ano para a população de Caraguatatuba e da nossa região.
ACS: Agradeço pela oportunidade de prestar contas para o site Radar Litoral. Desejo aos leitores um Natal de muita paz, saúde e prosperidade. Que todos tenham um ano novo cheio de harmonia e felicidade. Boas Festas!