RADAR ENTREVISTA: Prefeito de Ilhabela fala de realizações, projetos e desafios de Ilhabela

Postado em: //

Dando sequência à série de entrevistas do RADAR LITORAL com os prefeitos da região, ouvimos Antonio Luiz Colucci, Toninho Colucci, capitão dentista da Polícia Militar, casado, pai de dois filhos, prefeito reeleito de Ilhabela. Ele falou sobre as realizações, novos projetos e o desafio da cidade que é uma das 65 indutoras de turismo do país e destino de praia, mar e ecoturismo do Estado de São Paulo para a Copa do Mundo de 2014. Confira!

RADAR ENTREVISTA
Dando sequência à série de entrevistas do RADAR LITORAL com os prefeitos da região, ouvimos Antonio Luiz Colucci, Toninho Colucci, capitão dentista da Polícia Militar, casado, pai de dois filhos, prefeito reeleito de Ilhabela. Ele falou sobre as realizações, novos projetos e o desafio da cidade que é uma das 65 indutoras de turismo do país e destino de praia, mar e ecoturismo do Estado de São Paulo para a Copa do Mundo de 2014. Confira!

 

Prefeito Toninho Colucci, um ano após ter sido reeleito, o senhor também preside novamente a Aprecesp – Associação das Prefeituras de Cidades Estância, a Amprogás e é vice-presidente do Conselho da RM Vale. Ou seja, como uma liderança regional, o senhor pretende se candidatar a deputado em 2014?

Conquistamos um espaço com muito trabalho. Os primeiros quatro anos de administração nos levaram por duas vezes à presidência da Aprecesp (Associação das Prefeituras de Cidades Estância – Turismo Paulista), que reúne 70 cidades turísticas. Fundamos a Amprogás (Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural, Petróleo, Possuidores de Gasodutos, Oleodutos, Área de Tancagem e Estação de Bombeamento) e que este ano se tornou uma entidade nacional, defensora dos royalties. 
Com a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, recebemos o convite para a vice-presidência do conselho, até por conta desta participação nas outras duas entidades. Por este trabalho e por se tratar do segundo mandato, estas colocações são inevitáveis, mas deixo claro aqui que meu compromisso neste momento é com Ilhabela, com o povo ilhabelense.

O Governo do Estado já se manifestou que pretende investir cerca de R$2,5 bilhões na ampliação do Porto de São Sebastião. Qual sua opinião sobre esta obra?

O escoamento da produção é uma necessidade do Estado e do país e sabemos que o Porto de Santos já não atende a demanda, de maneira que a ampliação do Porto de São Sebastião, que há anos vem sendo discutida, fica cada vez mais próxima. Do projeto inicial que tem no quesito contêiner o seu maior crescimento sou contrário. A logística é complicada e tem toda a questão viária. Defendemos que a expansão do porto ocorra de outras maneiras, com terminais líquidos e de suporte offshore, por exemplo. Tivemos com o presidente da Transpetro, Dr. Sérgio Machado, e propusemos que o novo terminal da empresa seja integrado ao porto, para que não prejudique o nosso canal.
A indústria de Ilhabela é o turismo, que gera empregos, aquece a economia e distribui riquezas, enquanto o porto concentra riquezas. O governador estará atento às nossas reivindicações. 

O que está sendo feito para melhorar o sistema de travessia de balsas, principal acesso à ilha?


Constantemente temos cobrado junto ao Governo do Estado as melhorias necessárias no sistema de travessia. O Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) apresentou um projeto para a Prefeitura de Ilhabela com o objetivo de melhorar o sistema de atracação da balsa. O novo sistema prevê gavetas, que deverão aumentar a capacidade operacional do serviço e melhorar a segurança e a qualidade da travessia para os pedestres. As gavetas são como as do sistema de travessias do Guarujá, onde a balsa se encaixa em um espaço para o embarque e desembarque, sem a necessidade de amarração diminuindo o tempo de manobra, refletindo por consequência no tempo de espera na fila. Neste modelo estão previstos dois berços de atracação e os pedestres contarão com um píer de uso exclusivo. 
Para dar sequência a estas melhorias, um programa da reurbanização da entrada da cidade foi projetado pela prefeitura visando integrar os diferentes modos de transporte nas proximidades, com um novo terminal de ônibus, novo terminal de táxis, calçadas, ciclovia e futuramente o sistema hidroviário, além de um novo receptivo voltado aos turistas e um novo sistema de drenagem de águas pluviais.


Prefeito, o serviço de saúde oferecido no nosso país não é dos melhores. Ilhabela dispõe de rede de postos e hospitais. Como o senhor avalia o setor atualmente no arquipélago?

Realmente existem dificuldades em todo o Brasil. Ilhabela tem o melhor sistema de saúde entre as quatro cidades da região, como apontou o Indsus. Nos últimos anos construímos dois novos postos de saúde na região da Barra Velha, ampliamos a unidade do Itaquanduba e modernizamos o Hospital Municipal Governador Mário Covas. Este ano ampliamos o posto de saúde da Água Branca e reformamos o posto do Curral. Já declaramos de utilidade pública um terreno para construção do novo posto de saúde do sul da ilha, no Bexiga. O hospital recebeu os dois leitos de semi-UTI e passou por um programa de humanização do atendimento. Trouxemos para Ilhabela o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que melhorou o atendimento de emergência e recebemos uma viatura 4x4 do  possibilita o atendimento em locais de difícil acesso. Renovamos toda a frota da saúde. A saúde continua sendo a nossa prioridade, assim como a Educação. 


E na Educação, quais são os desafios para o próximo ano?


Quando assumimos em 2009, todos falaram que seria o prefeito da saúde, pelo fato de ter sido secretário municipal. De fato, muito já fizemos no setor, mas a Educação também é prioridade do nosso governo. Construímos sete escolas, entre elas, uma escola com um novo conceito, salas descentralizadas e integradas ao meio ambiente; municipalizamos o ensino de 6º ao 9º ano, o que praticamente dobrou o número de alunos na rede; assumimos também as creches; construímos o Polo de Educação Integrada de Ilhabela, o PEII, um espaço com campo de futebol, pista de atletismo, piscina semiolímpica, salas para aulas de música, dança, reforço escolar. Uma estrutura que já possibilita atividades no contraturno escolar. Este é o nosso grande desafio e em 2014 teremos quatro escolas com ensino em tempo integral. Em 2014 também vamos construir a nova escola da Armação e uma creche na Barra Velha. 


O senhor chega ao final do primeiro ano do segundo mandato, mas muitos já falam na sucessão. Já existe algum nome dentro ou fora do governo que esteja em discussão?

Apesar de ser o segundo mandato, esta é uma nova gestão e busco ter todos focados para que possamos cumprir todos os compromissos de nosso plano de governo. É cedo para se falar em sucessão. 2014 teremos eleição para deputados, governadores e para presidente. Deixa a Eleição municipal para mais pra frente.

E a relação entre Prefeitura e Câmara de vereadores neste segundo mandato?

O desenvolvimento e a qualidade de vida da população de Ilhabela têm que estar em primeiro lugar. Temos uma boa relação com a Câmara, que é um poder independente. Na eleição fizemos a maioria dos vereadores da Casa e, mesmo aqueles que não estiveram conosco na disputa do pleito, entendem a importância do bom relacionamento entre os poderes.

Quais ações estão sendo feitas pela Prefeitura de Ilhabela para a Segurança Pública?

Temos uma relação de parceria com as polícias Militar e Civil, ajudando na infraestrutura das corporações, na manutenção de veículos, aluguel de prédios e equipamentos. A intensificação das rondas policiais deu resultado. Promovemos também operações integradas, que envolvem as polícias e a Fiscalização Municipal. 
A grande novidade é a assinatura do convênio com o Estado para a Gratificação por Atividade Delegada, que ampliará o número de policiais em 30% nas ruas da cidade já a partir de fevereiro. Em janeiro contaremos com o reforço da temporada de verão. 
Continuamos com o trabalho do Programa Ilhabela Mais Segura, que segue iluminando ruas, avenidas, praças e a orla da cidade. Vale lembrar que em nosso governo ampliamos o sistema de monitoramento, construímos a base da PM na Vila e trouxemos o Corpo de Bombeiros.

 
O senhor sempre fala que o turismo é uma indústria e Ilhabela se destaca. Quais os investimentos no setor?


A Prefeitura tem buscado estimular esta nossa indústria, seja com a divulgação do destino Ilhabela em veículos de comunicação, em feiras nacionais e internacionais, ou ainda com a promoção de eventos de qualidade, principalmente, no período conhecido como baixa temporada. 
Um exemplo foi o 1º Festival Internacional de Jazz, um evento que todos aprovaram, e o melhor, com a participação da iniciativa privada. Vamos buscar viabilizá-lo para que em 2014 seja ainda melhor.
Nossa Semana Internacional de Vela é uma referência. Ilhabela também é conhecida por sua gastronomia diversificada e estimulamos com os festivais, entre eles, o tradicional Festival do Camarão e os novos festivais da tainha e da sardinha. Vamos continuar trabalhando pelo turismo, pela qualificação profissional, pela divulgação do destino Ilhabela e seus atrativos para o ano inteiro, afinal, somos destino turístico da Copa do Mundo.


Prefeito Toninho Colucci, o senhor utiliza as redes sociais para se manifestar e para se comunicar com os moradores. Qual a importância das novas tecnologias para a administração.


A participação da comunidade sempre foi colocada como meta desde 2009. Por isso criamos o Gabinete do Povo, em que atendo os cidadãos toda segunda-feira, a partir das 15h. A população tem portas abertas. Vamos sempre aos bairros, com o programa “Prefeitura Bairro a Bairro”, ouvindo as sugestões e reivindicações do morador no lugar onde mora. A participação nas redes sociais fortalece isso, e na medida do possível participo, respondo, levo as informações sobre as conquistas junto aos governos federal e estadual. É mais um jeito de estar perto da população. 

Qual sua mensagem para a população de Ilhabela neste final de ano e para este 2014 que terá Carnaval em março, Copa em junho e Eleições em outubro?


Quero aqui primeiro agradecer o povo ilhabelense, que confia no nosso trabalho. Desejar boas festas e muita saúde pra todos. Tenham a certeza que vamos trabalhar muito mais, promovendo investimentos que proporcionem cada vez mais qualidade de vida. O ano de 2014 será realmente movimentado e Ilhabela está preparada para receber bem os turistas que virão para a Copa do Mundo, do qual considero como uma grande janela de oportunidade para todo o Brasil. 2014 será o ano do Brasil hexacampeão!