Radar Entrevista: Presidente da Associação Comercial de Ubatuba quer união para fortalecer empresariado

Postado em: //

Ubatuba-11/06/2014 - O Radar Entrevista conversou com o presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Márcio Gonçalves Maciel. Ele quer uma maior participação do empresariado e prega a união para o fortalecimento da entidade e do comércio da cidade. Morando em Ubatuba há 27 anos, proprietário de uma loja de produtos de informática e outra de móveis de escritório, Márcio está à frente da ACIU desde 2013, mas já faz parte da diretoria há alguns anos.

Fotos: Radar Litoral

Ubatuba-11/06/2014 - O Radar Entrevista conversou com o presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Márcio Gonçalves Maciel. Ele quer uma maior participação do empresariado e prega a união para o fortalecimento da entidade e do comércio da cidade.

Morando em Ubatuba há 27 anos, proprietário de uma loja de produtos de informática e outra de móveis de escritório, Márcio está à frente da ACIU desde 2013, mas já faz parte da diretoria há alguns anos.

 Confira a entrevista:

Radar Litoral - Qual a avaliação que o sr. faz da sua gestão à frente da ACIU?
Márcio Gonçalves Maciel - Estamos no mandato desde março de 2013. Já fizemos algumas ações diferentes. No Forma (Programa de Formação para Emprego e Renda de Ubatuba), fizemos o curso de inglês e de garçom. Hoje temos uma parceria muito forte com o prefeito da cidade, o que não ocorria antigamente.

RL - Qual a importância dessa parceria com o poder público?
MGM - É extremamente importante, porque se não houver uma conversa com a Associação, referente aos trabalhos relativos ao comércio, não tem como funcionar. O atual prefeito, quando assumiu, se propôs a estarmos conversando sobre os temas ligados ao setor e eventos, para que possamos formata-los em parceria.


RL – Que avaliação o sr. faz da última temporada de verão?
MGM - Não temos do que reclamar. Desde novembro até março, tivemos um número grande de contratações devido à temporada. Agora, com a baixa temporada, há demissões, mas algumas pessoas ficam contratadas. E, em comparação com o ano passado, houve um aumento de 15% nas contratações. E, a cada ano, a gente percebe uma melhora.

RL – Qual a importância da parada dos transatlânticos na cidade?
MGM - É extremamente importante. Veja em Ilhabela como movimenta o turismo por causa da parada de navios. Neste ano, tivemos algum movimento. Acreditamos que para a próxima temporada possamos ter mais paradas. A gente espera, porque como vivemos do turismo, quanto mais turistas, melhor.

RL – Qual a expectativa de movimento durante a Copa do Mundo?
MGM - A gente sempre espera turistas de outros países que estão em capitais próximas. Que venham conhecer Ubatuba, que é uma cidade maravilhosa.

RL – Quantos associados tem a ACIU e o que é feito para aumentar este número?
MGM - Temos 920 associados, entre empresários e autônomos. A cada dia, a gente trabalha. As empresas novas que abrem na cidade nós visitamos, apresentamos a Associação e no que a entidade pode contribuir com os associados. Hoje uma das grandes parceiras é a Unimed, que tem custos mais baixos para os associados.

RL – Como é a participação dos associados?
MGM - Temos os cursos do Forma. São voltados para empresários e funcionários, mas vamos parar durante a Copa. Cursos que movimentam bem a ACIU.

RL – Quais são os principais serviços da Associação?
MGM - Temos um clube de cerca de 32 mil metros quadrados, tem uma pousada, piscina, área de lazer, salão de festas. Temos a Unimed com preços diferenciados para associados. O balcão de empregos e atendimento ao associado de uma maneira geral. Procuramos prestar o melhor atendimento possível aos nossos associados.

RL – Qual mensagem o sr. deixaria para o empresariado de Ubatuba?
MGM - O empresariado sempre tem de investir em seus funcionários. Formatamos os cursos e é importante que os empresários mandem seus funcionários fazerem os cursos. Sempre acreditem e que participem mais da ACIU. É importante que os empresários frequentem e conheçam mais a entidade, o que engrandecerá a Associação e todos vamos crescer juntos.