Pedro Tuzino, candidato a deputado federal, quer união da região para discutir problemas comuns

Postado em: //

Litoral Norte-10/09/2014 - Pedro Tuzino Leite, 54 anos é casado, pai de três filhos. Engenheiro civil, pós graduado em Metodologia do Ensino Superior, Engenharia de segurança do Trabalho, Engenharia de Saneamento na USP e funcionário de carreira da Sabesp. Empresário no litoral Norte no ramo da Construção Civil, consultoria e projetos. Candidato a Prefeito em Ubatuba pela terceira vez, obteve 10.660 votos, 28 % dos votos. Agora pleiteia uma cadeira na Câmara Federal pelo PTB. Confira a entrevista.

Foto: Divulgação

Litoral Norte-10/09/2014 - Pedro Tuzino Leite, 54 anos é casado, pai de três filhos. Engenheiro civil, pós graduado em Metodologia do Ensino Superior, Engenharia de segurança do Trabalho, Engenharia de Saneamento na USP e funcionário de carreira da Sabesp. Empresário no litoral Norte no ramo da Construção Civil, consultoria e projetos. Candidato a Prefeito em Ubatuba pela terceira vez, obteve 10.660 votos, 28 % dos votos. Agora pleiteia uma cadeira na Câmara Federal pelo PTB.

Confira a entrevista.

RADAR LITORAL – Por que o sr. é candidato a deputado federal?
PEDRO TUZINO - O Litoral Norte precisa urgente de ter seu representante na Câmara dos deputados em Brasília, e com um colégio eleitoral de 220 mil votos a “hora” é esta, tenho trabalhos em todo estado de São Paulo pela Sabesp e pelo Sindicato dos Engenheiros, portanto pela primeira vez um candidato a Federal reúne forças para obter êxito nesta empreitada. Como engenheiro coleciono uma experiência forte em administração pública, foram 06 anos de Secretária de Saúde de SP, 22 anos de Sabesp, tendo exercido cargos de relevância. A questão do saneamento no Brasil é muito importante e estamos muito aquém da média mundial, na Câmara poderei trabalhar muito pelas questões de desenvolvimento sustentável, infra estrutura e com sensibilidade social melhorando a qualidade de vida das pessoas. O Litoral Norte desta vez terá o Seu Deputado Federal.

RL – Quais as suas prioridades para a região?
TUZINO - Entendo que a primeira questão é trabalhar a união dos quatro municípios do Litoral Norte, pois temos problemas comuns como saneamento, resíduos sólidos, planejamento e mobilidade urbana, superpopulação sazonal e devemos buscar soluções compartilhadas. Segundo e não menos importante buscar um entrosamento com o Governo Federal, Estadual com as Prefeituras concentrando esforços e agindo em bloco. E por fim viabilizar projetos que possam trazer os recursos tão necessários para a solução de nossos problemas.

RL – Como o sr. pretende atuar para minimizar os problemas das desapropriações devido às obras do contorno?
TUZINO - O Deputado Federal não tem inserção sobre obra Estadual já definida, tendo em vista que a licença foi emitida após a última mudança no projeto, que diminuiu o impacto nas desapropriações nos bairros Topolândia, Jaraguá e Morro do Abrigo, em 2012, a previsão era de 1.247 desapropriações, no projeto atual número caiu para 132, de acordo com a Dersa. Proponho uma fiscalização para garantir a lisura e um justo  processo de desapropriação, e que a Prefeitura  forneça um apoio técnico e amparo psicossocial ás famílias atingidas.

RADAR LITORAL – Como resolver o problema da travessia por balsas entre São Sebastião e Ilhabela?
TUZINO - O problema da Balsa é um gargalo para a mobilidade urbana, é a única economicamente viável, mais pode ser otimizada com a implantação de novos e melhores terminais de embarque e modernização das embarcações com banheiro a bordo e mais confortáveis, acesso por catracas e cartão aceleraria o processo de embarque. Também um monitoramento e estudos levando em conta as condições de vento e de correntes as embarcações poderão operar, em situações de paralisação climática. Se melhor definida a capacidade de carga, entre veículos e pedestres, que cada embarcação poderá operar em condições climáticas adversas, garantirá uma segurança maior na operação. E também a disponibilização de lanchas para transportar os pedestres, como é feito na travessia Santos-Guarujá, seria uma alternativa eficaz.

RADAR LITORAL - Como o sr. pretende atuar para que a região tenha um hospital regional?
TUZINO -  A implantação do Hospital Regional do Litoral Norte já está definida, será construído pelo governo estadual em Caraguatatuba, em um terreno de 16 mil metros quadrados às margens da rodovia SP-55 (Rio-Santos), que liga a cidade com São Sebastião, no terreno fazenda Serramar e será repassado ao Estado pela Prefeitura de Caraguá como parte do acordo para viabilizar o hospital no Litoral Norte, atenderá casos de alta complexidade das quatro cidades. Juntamente com o hospital regional. Juntamente com a instalação rede de reabilitação Lucy Montoro m São Sebastião. Deverá também ocorrer um aporte de recursos ás Santa Casas imprescindíveis ao atendimento de nossa população. O que deveremos também reivindicar é um aparelhamento no transporte de pacientes com viaturas novas e preparadas.

RL – Qual a sua proposta para o Porto de São Sebastião?
TUZINO - A Companhia Docas de São Sebastião recebeu, a licença para ampliar a área portuária do município passe dos atuais 400 mil m² para 800 mil m² operacionais. A Licença concedida pelo IBAMA contempla obras para o desenvolvimento portuário, onde também será construído um portão de acesso mais moderno, interligado à nova chegada do contorno viário sul e com capacidade para estacionamento de caminhões que se destinam ao porto, sem que haja transtorno para o trânsito local. Isso incrementará a movimentação de cargas do porto em 400% por ano, diz. O último balanço, de 2012, apontou movimentação de 878.317 toneladas de produtos, crescimento de 31% frente a 2011. Propomos que seja mantido o monitoramento ambiental contempla a análise da qualidade das águas, sedimento e as espécies encontradas no canal, praias, costões rochosos e áreas próximas ao porto, como a Enseada do Araçá e Praia Preta, assim como o monitoramento dos manguezais do Araçá e ao lado da travessia de balsas, ruídos e águas subterrâneas. A contratação e formação de mão de obra local, que é uma contrapartida interessante. Que as obras implantem o Gerenciamento Ambiental das Obras para controle dos canteiros, sinalização e tráfego, emissões atmosféricas, ruídos, resíduos e efluentes; Gerenciamento de Riscos e Controle de Emergências; e Plano de Comunicação Social, que visa envolver e manter a comunidade informada sobre a execução das obras e posterior funcionamento do empreendimento. A ampliação do porto também deverá estar vinculada à execução das melhorias viárias com as obras dos contornos de Caraguatatuba e São Sebastião, além da duplicação da Rodovia dos Tamoios, que está finalizada no trecho do planalto. Minimizando o impacto desta ampliação.

RL – Hoje os municípios do Litoral Norte exportam o lixo que produzem. Qual a sua proposta para a destinação final do lixo da região? 
TUZINO - Apoio a tese do Professor Jung, o Litoral Norte de São Paulo sofre com a grande geração de resíduos sólidos domiciliares. Devido à alta influência do turismo, que explora economicamente a região, a geração de resíduos encontra-se acima da média nacional, considerando o porte dos quatro municípios que compõem a região. Levando-se em consideração que não existe aterro sanitário regularmente instalado na região, todo o resíduo gerado é enviado diariamente para o Aterro Sanitário de Tremembé ou Jambeiro. Essa rotina proporciona enormes gastos para os municípios, onerando os cofres públicos e prejudicando investimentos em outras áreas prioritárias. Os resíduos sólidos domiciliares tendem a aumentar drasticamente nos próximos anos, elevando custos e inviabilizando seu transporte para outros locais. Visando solucionar ou minimizar esse problema, encontra-se em discussão uma Parceria Público Privado (PPP) com contrato na modalidade de Concessão Administrativa para a construção e operação de uma Usina de Reciclagem Energética (URE) de Resíduos Sólidos Urbanos com tratamento de gases para os quatro municípios do Litoral Norte, o que poderá representar uma redução de 26% nos gastos com transporte e destinação final dos resíduos domiciliares. 
 
RL – Ubatuba tem o único aeroporto da região. Como torna-lo viável para o turismo? 
TUZINO - Proponho uma parceria com a esfera privada é essencial para o crescimento dos aeroportos, trazendo investimentos e dinamismo à gestão, acompanhando melhor o aumento da demanda da aviação executiva. Uma concessão, onde o vencedor da terá de investir, sendo que este não têm movimento grande de passageiros, recebendo apenas vôos executivos feitos por pequenos aviões,  logo a concessionária vencedora, então, terá de investir na infra estrutura do aeródromo.
Terá que investir em pátio, recapeamento de pista, mantendo toda infra estrutura bem adequada para operações de pousos e decolagens. Para compensar os investimentos, a concessionária poderá desenvolver suas áreas comerciais nos aeroportos. Pode criar hotel, centro de convenções, pode usar criatividade dele. Esse é o grande negócio: as receitas não tarifárias.

RL – Como o sr. pretende se relacionar com as autoridades da região (prefeitos e vereadores)?
TUZINO - Pretendo me relacionar com harmonia e respeito, considerando as responsabilidades e atribuição de cada ente de poder, fundamental para o equilíbrio do processo político e democrático. Serei um servidor aos gestores público e nossa comunidade.

RL – Como o sr. está trabalhando para obter os votos necessários para se eleger?
TUZINO - Com honestidade e dignidade, entendo que o processo eleitoral no país é um verdadeiro desfile de aberrações como compra de votos com recursos advindos da corrupção, e nisto temos a cumplicidade de parte da população e da maioria dos políticos de carreira, veja que em nossa região nesta época aparecem inúmeros candidatos que nunca pisaram em nossa região contratando políticos e lideranças para que convençam os eleitores a “dar” o seu voto às vezes por dinheiro ou troca de favores, e esses políticos ou lideranças locais recebem dinheiro ou promessa de aporte de recursos e materiais para a próxima eleição. Eu particularmente conto com apoio de familiares, amigos, lideranças e políticos que defendem uma candidatura local e competente por acreditarem numa proposta de trabalho. Tenho também apoio de Funcionários da Sabesp, Sindicalistas (engenheiros), setores organizados e todos voluntários.

RL – A grande maioria dos candidatos da região, isso é histórico, tem como objetivo ser candidato a prefeito de sua cidade. O sr. pretende ser candidato a prefeito nas próximas eleições?
TUZINO -  Eu estou focado nesta eleição, meu objetivo é ser o Primeiro Deputado Federal do Litoral Norte, outros eventos eleitorais não estão em minha pauta neste momento.

RL – Deixe uma mensagem para a população do Litoral Norte e por que os eleitores da região devem votar no sr. 
TUZINO -  Amigos do Litoral Norte o seu voto pode fazer parte da história do Litoral Norte, você pode votar e ser um multiplicador de nossa candidatura, e vou saber representá-lo com muito trabalho e responsabilidade. Nesta eleição vote consciente e com a mente aberta, e faça a escolha certa: Pedro Tuzino nº 1410.