Candidata a deputada federal, Juliana Storti prioriza saúde e saneamento básico

Postado em: //

Litoral Norte-22/09/2014 - Candidata a deputada federal pelo PTB, a enfermeira Juliana Storti, de Ilhabela, foi candidato a vice-prefeita nas últimas eleições na chapa encabeçada por Manoel Marcos. É coordenadora regional do partido no Litoral Norte e vem de uma família de políticos. Saúde e saneamento básico estão entre as suas prioridades.

Foto: Divulgação

Litoral Norte-22/09/2014 - Candidata a deputada federal pelo PTB, a enfermeira Juliana Storti, de Ilhabela, foi candidato a vice-prefeita nas últimas eleições na chapa encabeçada por Manoel Marcos. É coordenadora regional do partido no Litoral Norte e vem de uma família de políticos. Saúde e saneamento básico estão entre as suas prioridades.

Confira a íntegra da entrevista.

RADAR LITORAL – Por que a sra. é candidata a deputada federal?
JULIANA STORTI - A candidatura à deputada federal tem em primeiro lugar a finalidade de representar o litoral norte no congresso nacional e, faz parte de um projeto político iniciado há dois anos, tendo como bandeira, a mulher. A inserção da mulher no contexto político tem crescido, porém ainda é baixa a participação feminina nas esferas do poder. Nós mulheres somos a maioria do eleitorado, somos gestoras dos nossos lares e somos o elo de nossas famílias. A sensibilidade, o cuidar e o senso de justiça são características fortes em nós mulheres, e busco exatamente isso para realizar um sonho. Trago comigo uma frase da minha infância dita pela minha mãe em nossas conversas “toda vez que alguém desiste de um sonho, um anjo fica desempregado”! 

RL - Quais as suas prioridades para a região? 
JULIANA - Saúde é minha área de formação, e benefícios nesta área para a região serão minhas prioridades. Saneamento básico, diretamente ligado a saúde, é uma bandeira importantíssima, principalmente nas cidades do litoral. Segurança é um problema a nível nacional e precisa de uma atenção especial para nossa região. O tema, preservação ambiental, será também priorizado em minhas ações, apesar deste tema ser de maior abrangência a nível estadual, deveríamos ter uma maior atenção a preservação da mata atlântica incluindo maior investimento em educação ambiental e fiscalização.

RL - Como a senhora pretende atuar para minimizar os problemas das desapropriações devido às obras do contorno? 
JULIANA - Toda grande obra gera um transtorno para a população até sua finalização. Não medirei esforços para que a população residente nas áreas de desapropriações seja realojada com qualidade e respeito.

RL - Como resolver o problema da travessia por balsas entre São Sebastião e Ilhabela? 
JULIANA - Muito ainda se tem a fazer para a melhoria do serviço de travessia de balsa São Sebastião – Ilhabela. Em 05 de Maio deste ano entreguei ao Sr. João Henrique Poiani – Diretor de Operações do Dersa, em audiência publica na cidade de Ilhabela, questionamentos sobre estas melhorias. Basicamente algumas situações deveriam ser atendidas em caráter de emergência, tais como dois atracadouros novos, uma balsa que permita tráfego em tempos adversos e melhora na condição de travessia do pedestre.

RL - Como pretende atuar para que a região tenha um hospital regional?
JULIANA - O hospital regional já virou uma lenda e faz parte de toda campanha eleitoral, todos se utilizam desta bandeira. O litoral norte tem extrema urgência em ter um hospital que atenda nossa região, a implementação desta “promessa” à população é uma prioridade e o mesmo deverá ser implantado na cidade que oferecer melhores condições. 

RL - Qual sua proposta para o porto de São Sebastião? 
JULIANA - O crescimento econômico do País é necessário, e para isso também são necessários investimentos em infraestrutura, mas para as cidades do litoral norte, que possuem restrições de espaço físico, grandes áreas de preservação e vocação turística, estas obras devem ser pensadas de forma a garantir a qualidade de vida dos moradores da região e sua vocação. Quanto ao Porto, especificamente, o licenciamento do mesmo se encontra sub judice, por conta de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público, portanto é cedo para qualquer manifestação, uma vez que ainda não se sabe como esse projeto seguirá por conta desta ação.

RL - Hoje os municípios do litoral norte exportam o lixo produzido na região. Qual a sua proposta para a destinação final das cidades?
JULIANA - Atualmente o lixo é exportado para outros municípios, o ideal seria que cada cidade da nossa região tivesse usinas de processamento e que o mesmo fosse, na sua grande maioria, reciclado. 

RL - Ubatuba tem o único aeroporto da região. Como torná-lo viável para o turismo? 
JULIANA - O aeroporto faz parte do complexo econômico e de serviços integrado na cadeia produtiva do petróleo e do gás da bacia de Santos, é importante base de helicópteros para o abastecimento das plataformas. Para o setor de turismo, aeroportos regionais podem ser fator decisivo na construção de produtos como o turismo de negócio, o turismo social (casamentos e outras comemorações festivas), turismo religioso. O governo federal está com projetos em desenvolvimentos no sentido de beneficiar os voos regionais, e se considerarmos que DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) dispõe no estado de São Paulo, mais de 30 equipamentos em ótimo estado para utilização, faltaria ao litoral norte, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, planejarem um calendário de eventos que propiciasse o transporte aéreo via voos fretados ou da aviação regional.

RL - Como pretende se relacionar com as autoridades da região (Prefeitos e Vereadores)? 
JULIANA - Manter meu gabinete aberto a todos os representantes do povo da região. E juntos trazer benefícios para as cidades, fazendo a representação de fato destas autoridades que por sua vez representam o povo que os elegeu.

RL - Como está trabalhando para obter os votos necessários para se eleger? 
JULIANA - Como representante do PTB no litoral norte do estado de São Paulo, pretendo trabalhar as nossas bases no sentido de ter uma votação expressiva nesta região, bem como trabalhar também algumas cidades do interior do estado. Sabemos que é uma eleição difícil, mas não impossível e trabalhar é o caminho, nunca se chega longe quando não se sabe para onde está indo. E querer é o começo, acreditar e buscar é o mais importante para se atingir o objetivo.

RL - A grande maioria dos candidatos da região tem como objetivo ser candidato a prefeito em sua cidade. Isso é histórico. A senhora pretende ser candidata a prefeita nas próximas eleições? 
JULIANA - Tudo na minha vida acontece ao seu tempo. Não pularei etapas. Enfrentarei sim esta eleição, com intuito de ocupar o cargo a que me candidatei. Com certeza, a votação oferecerá reflexos para um futuro, sou moradora de Ilhabela e se um dia tiver a oportunidade de ser prefeita, abraçarei com determinação. Tudo há seu tempo. 

RL - Deixe uma mensagem para a população do litoral norte e por que os eleitores da região devem votar na senhora. 
JULIANA - Vamos nos apropriar da nossa sensibilidade, força, garra e determinação para atender as questões do povo do litoral norte. Está mais do que na hora de nossa região ter um representante no Congresso Nacional para buscar, cada vez mais melhorias e recursos. Precisamos valorizar pessoas, o ser humano, as relações e o meio. Peço de porta em porta, cada voto, pois sem ele não conseguiremos. Tenho sido muito bem recebida e nossas propostas muito bem aceitas. Quero fazer mais e melhor sempre, acredito no trabalho em equipe, na renovação, acredito na juventude e na mulher, e é com estes valores que busco forças para alcançar o grande objetivo. Vamos acreditar e fazer acontecer.