João Amorim, candidato a deputado federal, quer um mandato popular e participativo

Postado em: //

Litoral Norte-24/09/2014 - João Amorim, candidato a deputado federal pelo PSOL, é natural de Carneiros, Alagoas, mora em São Sebastião há 42 anos. É autônomo do ramo de transportes. Iniciou a vida pública  em 1977, participando, desde então, de movimentos sociais organizados.  Estudou Filosofia e Teologia em  São Paulo, e entre 1989 e 1992 ajudou a governar a Capital com a prefeita Luiza Erundina. Em 2006 ingressou no partido PSOL. Em 2008 e 2012 foi candidato a prefeito de São Sebastião, e em 2010 foi candidato a deputado estadual, tendo obtido 2.485 votos. Amorim quer ter um mandato popular e participativo.

Foto: Divulgação

Litoral Norte-24/09/2014 - João Amorim, candidato a deputado federal pelo PSOL, é natural de Carneiros, Alagoas, mora em São Sebastião há 42 anos. É autônomo do ramo de transportes. Iniciou a vida pública  em 1977, participando, desde então, de movimentos sociais organizados.  Estudou Filosofia e Teologia em  São Paulo, e entre 1989 e 1992 ajudou a governar a Capital com a prefeita Luiza Erundina. Em 2006 ingressou no partido PSOL. Em 2008 e 2012 foi candidato a prefeito de São Sebastião, e em 2010 foi candidato a deputado estadual, tendo obtido 2.485 votos. Amorim quer ter um mandato popular e participativo.

Confira a íntegra da entrevista

RADAR LITORAL – Por que o sr. é candidato a deputado federal?
JOÃO AMORIM - Sou candidato a deputado federal para representar verdadeiramente os interesses da população de nossa região do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Nossa candidatura modifica a lógica da política dita representativa: nosso mandato será, sim, representativo do real interesse desta região, onde vivemos e que conhecemos bem. O mandato será popular e participativo, para, juntos com a população, construirmos uma nova forma de fazer política, com ética e transparência nas ações do dia a dia. O mandato caminhará em sintonia constante com os anseios e necessidades da população e de nossa região.

RL – Como o sr. pretende atuar para minimizar os problemas das desapropriações devido às obras do contorno?
AMORIM - Já estamos atuando para minimizar os problemas das desapropriações, e conseguimos reverter muitas coisas.  Com o movimento Topolândia  Sem Rodovia, conseguimos modificar o traçado do contorno, evitando praticamente todas as  400 desapropriações previstas. Estamos exigindo que as indenizações sejam justas para que não haja prejuízo à população.

RL – Como resolver o problema da travessia por balsas entre São Sebastião e Ilhabela?
AMORIM - A questão da travessia deverá ser resolvida pela população organizada dos dois municípios, com as autoridades municipais e estaduais. Como deputado federal, estarei presente e comprometido,  apoiando o interesse da população.

RL - Como pretende atuar para que a região tenha um hospital regional? 
AMORIM - Uma das responsabilidades do mandato federal  é alocar os recursos necessários ao bom funcionamento da área da saúde. Junto com a bancada estadual de nosso partido, estaremos cobrando a promessa do governo estadual.

RL – Qual a sua proposta para o Porto de São Sebastião? 
AMORIM - Qualquer porto do planeta precisa estar de acordo com as normas internacionais definidas na ISO 14000, ou seja, só haverá operações rentáveis havendo sustentabilidade econômica, social e ambiental. Esse será o porto que nosso mandato defende.

RL - Hoje os municípios do Litoral Norte exportam o lixo produzido nas cidades. Qual a sua proposta para a destinação final do lixo da região?
AMORIM - A Lei Federal 12.305/10,de 02/08/2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e determinou as responsabilidades  no seu manejo. Nosso mandato defenderá o cumprimento efetivo da Lei, apoiando os municípios de nossa região.

RL – Ubatuba tem o único aeroporto da região. Como torna-lo viável para o turismo?
AMORIM - O aeroporto Gastão Madeira  tem importância estratégica para nossa região.  Investir na sua infraestrutura  para aumentar as suas condições de segurança operacional depende das decisões em nível federal.  Temos, para o desenvolvimento turístico e econômico da região, de considerar o conjunto da região metropolitana, onde já existe o aeroporto de São José dos Campos, e a proximidade de Guarulhos. Operando aeronaves de porte menor, Ubatuba poderá integrar-se com as demais cidades com conexões para helipontos e heliportos, bem como com o desenvolvimento de estrutura turística hidroviária na sub-região do Litoral Norte.   

RL – Como pretende se relacionar com as autoridades da região (prefeitos e vereadores)? 
AMORIM - Como representante institucional da região teremos um relacionamento transparente e confortável, sem cores partidárias, priorizando sempre os interesses da população.

RL – Como está trabalhando para obter os votos necessários para se eleger?
AMORIM - Estamos conversando com a população e com as lideranças locais e regionais, ouvindo as necessidades e demandas, e mostrando nossas propostas e o trabalho que já temos feito, sempre visando os interesses maiores da população e desenvolvendo ações participativas.

RL – A grande maioria dos candidatos da região, isso é histórico, tem como objetivo ser candidato a prefeito em sua cidade. O sr. pretende candidato a prefeito nas próximas eleições?
AMORIM - Meu foco esta posto em eleger-me Deputado Federal, para representar efetivamente os interesses de nossa região no Congresso Nacional. Conheço as necessidades de nossa população, sei da responsabilidade de bem representar nossas demandas e estou preparado para exercer o mandato, de forma participativa e transparente, com firmeza e ética.

RL – Deixe uma mensagem para a população do Litoral Norte e por que os eleitores da região devem votar no senhor.
AMORIM - A população do Litoral Norte e da Região Metropolitana como um todo, assim como o povo empreendedor e trabalhador do Estado de São Paulo será dignamente e corajosamente representado pelo nosso mandato, que estará sempre presente  agindo em defesa dos seus verdadeiros e legítimos interesses. Nisso temos agido, não apenas em palavras, mas em ação e vida coerente. Com humildade e com corajosa firmeza estou pedindo o voto de confiança a cada cidadão que deseja melhores serviços e mais respeito por sua pessoa, sua família e o presente e o futuro desta região.