Por Onde Andei



Andressa Rodrigues é jornalista e apaixonada por viagens. Sempre que pode, coloca a mochila nas costas e parte para um novo destino. O marido é seu grande companheiro de aventuras, mas ela também encara desafios sozinha. Fazer amigos de todo canto do mundo, treinar o inglês e colecionar boas histórias são suas realizações favoritas.

Redescobrindo o Brasil em Porto Seguro

Postado em: 16/12/2019

Andressa Rodrigues

Sabe quando ouvimos a pergunta “onde fica a cidade de Maresias” e a gente explica que, na verdade, é uma praia de São Sebastião? Assim também acontece com Arraial d’Ajuda e Trancoso em Porto Seguro, na Bahia. Confesso que errava ao pensar que eram municípios diferentes. Só fui descobrir “quem é quem” ao passear por lá em agosto de 2017.

Aliás, viajar para Bahia no mês de agosto é muito interessante. Baixa temporada, poucos turistas, preços mais em conta e um clima bastante agradável. Eu e meu marido ficamos apenas cinco dias, então deixamos um pouco as praias de lado e focamos em conhecer os principais pontos turísticos, em especial os históricos.

A cidade de Porto Seguro fica no sul do estado baiano. Seu aeroporto é bem pequeno e próximo à região central. Para ter uma ideia, fomos a pé do aeroporto até a pousada. E da hospedagem também pudemos ir caminhando até a famosa Passarela do Álcool, avenida onde se encontram vários restaurantes, lojas, lanchonetes e barracas que vendem bebidas e comidas regionais.

Ainda a pé visitamos o Centro Histórico, que fica no alto de uma colina. Lá está um conjunto arquitetônico que reúne o Marco do Descobrimento, a igreja de Nossa Senhora da Pena e a Casa da Câmara e Cadeia, onde hoje funciona um museu. É um verdadeiro passeio pela história do Brasil.

Já de ônibus circular fomos até a cidade vizinha de Santa Cruz Cabrália para conhecer a praia de Coroa Vermelha, ponto de desembarque de Pedro Álvares Cabral em terras brasileiras. Na praia há várias lojas e barracas de artesanato, em especial indígena. E há também uma enorme cruz que simboliza o local onde foi celebrada a primeira missa no país, em 1500.

Também de transporte público visitamos Arraial d’Ajuda e Trancoso, distritos de Porto Seguro. Como tínhamos pouco tempo decidimos conhecer apenas o centrinho dos dois vilarejos num dia só. Para chegar aos destinos é preciso atravessar o rio Bunharém de balsa. Vale ressaltar que pedestres também pagam. As embarcações costumam partir de meia em meia hora.

Ao passar pelo rio, a primeira parada é Arraial d’Ajuda. A nossa visita foi à igreja de Nossa Senhora d’Ajuda e seu entorno, que ficam numa parte alta e de frente para o mar. Que vista! Depois seguimos para Trancoso, mais especificamente para o “Quadrado de Trancoso”, como é chamado o centro do distrito. O lugar é literalmente um quadrado, cercado por casinhas que te fazem viajar no tempo. E lá também tem a igreja de São João Batista, bem ao lado de um mirante, que lhe oferece outro visual lindíssimo do mar.

Outra atração interessante em Porto Seguro é a Ilha dos Aquários. Trata-se realmente de uma ilha, localizada no caminho para Arraial d’Ajuda. A entrada é paga e o local oferece shows musicais, bares, restaurantes e espaços para apresentações culturais. Só abre às sextas-feiras, a partir das seis da tarde. E como o próprio nome diz, lá tem (sim) vários aquários, com diferentes e curiosas espécies de peixes, inclusive tubarões e arraias.

Quem nos deu a dica da Ilha foi o primo do meu marido, Rodrigo, que mora em Porto Seguro com a esposa Mariana. Aliás, nossa rápida passagem pela cidade foi ainda mais especial porque pudemos encontra-los e colocar um pouco o papo em dia. Casal incrível!

Compartilhei aqui nesse post algumas fotos da viagem. Você encontra mais na página do “Por Onde Andei” no Facebook (facebook.com/ondeandei.por) e também no perfil do Instagram (@ondeandei.por). Aproveite para deixar lá seus comentários, críticas e sugestões. Te encontro no próximo destino!

Galeria de Fotos