Por Onde Andei



Andressa Rodrigues é jornalista e apaixonada por viagens. Sempre que pode, coloca a mochila nas costas e parte para um novo destino. O marido é seu grande companheiro de aventuras, mas ela também encara desafios sozinha. Fazer amigos de todo canto do mundo, treinar o inglês e colecionar boas histórias são suas realizações favoritas.

Que tal visitar um cemitério em Paris?

Postado em: 18/11/2019

Andressa Rodrigues

Já ouviu falar em necroturismo? A palavra é estranha mesmo e pode até assustar. Mas é algo que tem crescido muito mundo afora e atraído as pessoas. Necroturismo é a visitação de cemitérios. Se você nunca fez esse tipo de passeio, ou nunca se quer imaginou, deve estar se perguntando agora: que raios vou fazer num cemitério?!

Também achava a ideia incomum até visitar o Père Lachaise em Paris. Na verdade, quando busquei no Google “o que fazer em Paris”, eis que o cemitério surgiu como um ponto turístico. Fiquei intrigada e curiosa, então lá fui eu! O Père Lachaise é um dos mais famosos cemitérios do mundo, pois é morada de inúmeras personalidades. Entre elas: Oscar Wilde, Édit Piaf, Chopin e Molière.

O local funciona desde 1804 numa área de 44 hectares. Possui inúmeras ruas arborizadas, jardins e abriga 70 mil sepulturas que são verdadeiras obras de arte. É uma espécie de museu a céu aberto que expõe edificações funerárias seculares. Milhares de turista passam por ali todos os anos, por isso é considerado um dos endereços mais visitados da capital francesa. O acesso é gratuito e fácil de chegar, pois fica bem ao lado da estação Père Lachaise do metrô.

Para evitar que os visitantes se percam diante tantos túmulos, na entrada principal você encontra um mapa com a numeração das sepulturas mais procuradas. Também há uma relação com os nomes das personalidades que lá estão. Eu, particularmente, fui visitar Allan Kardec e Jim Morrison. Confesso que me senti estranha, quando lembrava onde estava, mas ao mesmo tempo emocionada. Difícil explicar. Mas não me arrependi de ter vivido essa experiência.

A única coisa é que não consegui tirar muitas fotos. Não me senti à vontade e acho que até tímida. Preferi contemplar tudo em silêncio e respeito. Aliás, o silêncio lá impera. Só é interrompido pelo canto dos pássaros ou o uivo dos ventos... Assustador?

Mas Paris tem, sem dúvida, outras inúmeras atrações para serem visitadas. Prometo contar um pouco mais em outros posts. Enquanto isso, faz uma visitinha nas páginas do Por Onde Andei no Facebook (facebook.com/ondeandei.por) e Instagram (@ondeandei.por) e deixe seus comentários, sugestões e críticas.

Te encontro no próximo destino!

 

Galeria de Fotos