Radar na Copa



As informações e as curiosidades da Copa do Mundo da Rússia com a análise do colunista Rafael Morais

Balanço e curiosidades da 2ª rodada da Copa do Mundo

Postado em: 25/06/2018

Rafael Morais

Vamos a algumas curiosidades e um balanço da 2ª rodada da Copa da Rússia.

Zerados

Uruguai e Croácia são as únicas equipes que ainda não sofreram gols. Do lado contrário, Peru, Arábia Saudita, Costa Rica e Marrocos não marcaram nenhum. Sauditas e marroquinos marcaram nesta segunda-feira.

Bolas Paradas

Dos 85 gols marcados até o momento, 33 saíram de bola parada. Equivale a 38% dos gols. A Inglaterra lidera o quesito, com seis gols de jogadas de bola parada.

Japonês com passagem pelo Brasil

Hiroki Sakai, titular da seleção japonesa, já atuou no Brasil. Jogou um semestre pelo Mogi Mirim em 2009, o japonês, então com 18 anos de idade, foi relacionado para alguns jogos da Copa Paulista, porém não chegou a entrar em campo. Dois anos depois, enfrentou o Santos pelo Mundial de Clubes. Muricy, treinador do time brasileiro na época, demonstrou interesse no jogador. O Santos chegou inclusive a fazer uma proposta pelo jogador após o Mundial.

Altos e Baixos

Último adversário do Brasil na fase de grupos, a Sérvia é o time mais alto da Copa do Mundo, com média de 1,86 metro. O Peru, seleção mais baixa da copa, tem média de 1,77m. O Brasil fica na segunda metade mais baixa da competição, com 1,80m de média.

O mais alto

Lovre Kalinic, goleiro reserva da Croácia, é o jogador mais alto da Copa, com 2,01m. Na Arábia Saudita, Al-Shehiri, com 1,65m de altura é o jogador mais baixo.

Como foram conquistados os gols

Segundo dados do Globoesporte.com 36 gols vieram de bolas aéreas (42%), 32 gols de jogadas rasteiras (38%), 13 de pênaltis (15%) e quatro de faltas diretas (5%).

Número de gols

Ao fim da segunda rodada, foram 85 gols marcados em 32 jogos. Número é inferior ao da Copa de 2014, onde 94 gols foram feitos, porém superior ao da Copa de 2010, quando apenas 67 gols foram marcados.

Honda

O japonês foi o primeiro jogador de sua seleção a marcar gols em três Copas do Mundo.

Seleção da Segunda Rodada

R. Patricio (Portugal); R. Rezaeian (Irã), Stones (Inglaterra), Omeruo (Nigéria) e Marcelo (Brasil); Cuadrado (Colômbia), Modric (Croácia), Rakitic (Croácia) e J. Rodríguez (Colômbia); Harry Kane (Inglaterra) e A. Musa (Nigéria).

Artilharia

Harry Kane com cinco gols marcados lidera a artilharia, seguido por Lukaku e Cristiano Ronaldo com quatro gols cada.

Assistências

Golovin (Rússia), James Rodríguez (Colômbia) e Carlos Sánchez (Uruguai) são os jogadores que mais deram assistências, com duas cada um.

O mais faltoso

Ante Rebic, atacante da Croácia, é o jogador que mais comete faltas por jogo na competição. Tem média de cinco infrações cometidas por jogo. É seguido por Mascherano, da seleção argentina, com 4,5 infrações por jogo.

Messi

A participação de Messi pode ser considerada pífia, mas o argentino é o jogador que mais finaliza na competição. Foram 12 finalizações nas duas primeiras rodadas.

Goleiro dos passes

Surpreende o número de acerto de passes do goleiro Alisson. Até o momento, o jogador da Roma não errou um passe sequer na Copa. Dos jogadores que atuaram 180 minutos, o segundo colocado no quesito é John Stones da Inglaterra, com 97,6% de acertos.

Foto: Divulgação/FIFA