Adam Escada

Futebol

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e apaixonado por esporte. Fez parte da equipe Futebol Show, nas rádios Piratininga e Estadão do Vale do Paraíba, em 2014. Atualmente trabalha na Goal Brasil e é 
viciado em partidas de futebol.

Guardiola: o melhor treinador do mundo

Postado em: 29/09/2016

Adam Escada

Respeitado por muitos e odiado outros. Pep Guardiola é um dos maiores treinadores da atualidade por tudo o que vem fazendo nos últimos anos. No entanto, o espanhol também coleciona vários desafetos e pessoas que não gostam da forma como ele conduz o seu trabalho.

Os números de Guardiola como treinador são impressionantes: tricampeão espanhol, tricampeão da Supercopa da Espanha, bicampeão da Copa do Rei; tricampeão alemão, bicampeão da Copa da Alemanha, bicampeão da UEFA Champions League, tricampeão da Supercopa da Europa e Tricampeão Mundial Interclubes. E tudo isso em apenas nove temporadas trabalhando como treinador.

Mas o técnico é também dono de algumas polêmicas com alguns jogadores que teve a oportunidade de treinar. Zlatan Ibrahimovic, por exemplo, não tem boas recordações do espanhol e já chamou o comandante de covarde, apesar de concordar que Pep é um grande treinador.

Além do Sueco, Ribery, Dante e Shaqiri, que foram comandados por Guardiola no Bayern de Munique, também reclamaram recentemente da forma como ele dirige a equipe e principalmente pela falta de dialogo com os jogadores.

Já o ex-goleiro Peter Schmeichel, ídolo do Manchester United, foi mais enfático e fez duras críticas em relação a forma como as equipes do espanhol atuam:

“No comando do Bayern, se saiu bem. No entanto, para mim, transformou um time que era realmente bom e que entretinha por um conjunto chato. Criou um jogo mais quadrado, mudou o estilo de jogo e alguns jogadores, mas não se podem discutir os resultados".

No entanto, declarações como essa são raras. Os números de Guardiola falam por si só. Eles são impressionantes e inquestionáveis. Apaixonado pelo esporte, Gaurdiola respira futebol e apenas a sua presença no banco de reservas já mexe com os jogadores.

Recentemente contratado pelo Manchester City, Pep começou sua história no clube da melhor maneira possível. Os citizens são líderes isolados da Premier League com seis vitórias nos seis primeiros jogos e se classificaram com facilidade para a fase de grupos da Champions.

Em entrevista coletiva após a vitória no clássico contra o Manchester United, o treinador afirmou que o seu time ainda precisa evoluir muito para brigar pelos títulos que disputa nesta temporada. Enquanto Guardiola tenta manter os pés no chão, a imprensa inglesa se derrete.

Se Pep tivesse um lema ele poderia ser a palavra “Trabalho”. O treinador espanhol não descansa um minuto sequer. Ele está sempre procurando alguma forma para solucionar os problemas do time e ajudar seus jogadores a melhorar o seu desempenho em campo. Muitos dos seus ex-jogadores já confirmaram que recebiam corriqueiramente ligações do treinador em horários inusitados, justamente para conversar sobre o time e ajustar alguns detalhes para os jogos.

Com muito trabalho e credibilidade com os jogadores, que confiam de olhos fechados no seu treinador, os resultados não demoram a surgir em qualquer time que o técnico tenha treinado (Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City). Outra grande qualidade de Guardiola é conseguir extrair o máximo de seus jogadores. E não precisamos ir longe para provar isso. Contratado a preço de ouro junto ao Liverpool há duas temporadas, Sterling nunca conseguiu render nos citizens. Manuel Pellegrini até tentou, mas o jovem jogador acabou parando no banco de reservas após atuações apagadas.

Há dois meses no clube, Guardiola vem fazendo um trabalho incrível com o atacante que não voltou apenas a jogar bem como vem sendo um dos jogadores mais importantes e consistentes da equipe. Sterling já marcou seis gols na temporada e deu nada menos que nove assistências. Situação muito parecida com a de Douglas Costa que na última temporada foi contratado pelo treinador. No Bayern de Munique o brasileiro cresceu e foi um dos principais destaques da equipe bávara na temporada. Isso sem falar do atacante e artilheiro Sergio Aguero que faz um começo de temporada brilhante.

Guardiola está se acostumando a fazer história por onde trabalha. As transformações feitas por Pep nos clubes que dirige são tão significativas que a imprensa europeia se acostumou a nominar a sua passagem perlos clubes de a “Era Guardiola”.

Pep Guardiola pode não ser uma unanimidade na área de “recursos humanos”, mas não existe nenhuma dúvida de que ele é o melhor técnico da atualidade. Agora no City, ele nos deixa aguardando ansiosos para descobrir até onde vai essa nova "Era" inglesa Guardiola.