Por Onde Andei



Andressa Rodrigues é jornalista e apaixonada por viagens. Sempre que pode, coloca a mochila nas costas e parte para um novo destino. O marido é seu grande companheiro de aventuras, mas ela também encara desafios sozinha. Fazer amigos de todo canto do mundo, treinar o inglês e colecionar boas histórias são suas realizações favoritas.

Tour virtual: como visitar lugares incríveis sem sair de casa

Andressa Rodrigues

NÃO VIAJE! Nunca imaginei que ia te pedir isso um dia. Assim como todos, também estou assustada, confusa e entristecida. Mas tentando manter a fé em dias melhores, especialmente se cada um fizer a sua parte. Prefiro pensar que o que pode parecer exagero hoje, como o confinamento domiciliar, será o grande diferencial amanhã na contabilização dos casos de coronavírus, em especial os fatais.

Eu estava preparando um texto para contar sobre a última viagem que eu e meu marido fizemos. Por doze dias percorremos a Estrada Real, antigo caminho usado pela Coroa Portuguesa para transportar ouro e diamantes de Minas Gerais até Rio de Janeiro. Mas confesso que me senti um pouco incomodada em publicar isso agora; em incentivar você a visitar e se encantar com as lindas cidades e o acolhedor povo mineiros justamente no momento em que todos pedem para não sair de casa.

Decidi, então, suspender temporariamente as postagens de passeios... pelo menos os “reais”. Lendo as reportagens sobre “o que fazer em tempos de quarentena”, encontrei várias ideias bacanas como livros online, cursos e - o que mais me chamou a atenção - tours virtuais.

Lógico que ver tudo ao vivo e a cores é bem melhor, mas pensa: esses tours podem te ajudar a decidir sobre sua próxima viagem! Se você ainda está na dúvida se vale mesmo a pena ir a tal cidade ou quer saber mais sobre um lugar específico, o passeio virtual é uma boa ferramenta (e também um divertido passatempo).

Numa rápida pesquisa na internet, vários artigos sugerem que sua viagem comece pelo site Google Arts & Culture. Lá você encontra várias informações e muito conteúdo interessante sobre museus, exposições, galerias e locais turísticos. Testei a ferramenta explorando o Museu Britânico (British Museum), localizado em Londres (Inglaterra). Quem já usou o Street View vai ver que a ideia é a mesma, ou seja, você vai clicando na imagem para se locomover. Genial!

Encontrei também um portal brasileiro dedicado a passeios online. O Era Virtual reúne diversos patrimônios culturais do país, basta você escolher qual quer visitar. É possível explorar áreas internas e externas, ver imagens aéreas e se locomover numa interface também semelhante ao Street View. Explorei, por exemplo, a Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (Minas Gerais). Passei por lá durante minha viagem pela Estrada Real, mas a igreja estava fechada. Consegui, então, matar minha curiosidade e ver o interior de um dos nossos maiores tesouros da arte barroca.

Devido à pandemia do coronavírus, a internet hoje está repleta de sites abertos para tours virtuais. Você encontrará facilmente o ponto que quer conhecer e se divertir nessa imersão de cultura e história. O importante, na minha opinião, é preenchermos nosso tempo com distrações que nos trarão alegria, positividade e uma vontade ainda maior de viver... e viajar! Como disse lá no início, peço para que ninguém se aventure agora. Também estou em casa. Mas tenho fé que muito em breve isso tudo vai passar e logo mais retomaremos nossas atividades.

Que sua quarentena seja tranquila!